Por ordem da Pastora e questão de segurança, todas as fotos e vídeos foram temporariamente excluídas de todas as redes sociais.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010

postheadericon Dinâmica em Célula - Brincadeira com Nomes (A história de Ló) – Aparência

Ref. Bíb. Gên. 13:1-18
Quem conhece a história do sobrinho de Abraão, Ló, sabe que um dia da sua vida ele foi ganancioso (assim como todos nós).
O tema hoje é sobre aparência. Quantas e quantas vezes não almejamos coisas que parecem tão bonitas e verdadeiramente, intimamente são coisas horríveis.
Pode ser uma pessoa, um objeto, enfim. Todos nós já cometemos esse pecado de ter o olho maior que a barriga. Ló viveu esse momento na sua vida que foi relatado pela bíblia.
A Bíblia nos ensina que devemos adquirir o caráter de Cristo todos os dias. Um homem reto, íntegro e santo.
Ló foi viver com seu tio quando seu pai morreu. Devido os dois serem donos de muitas coisas um dia decidiram separar seus bens (Gên. 13:5-7).
Abraão, como homem correto que era, deixou seu sobrinho escolher.
Quando Ló viu as terras de Sodoma e Gomorra desejou de todo seu coração tê-las. E assim foi morar na cidade de Sodoma, onde havia gente má e pecadora (Gên. 13:13).
Qual seria a atitude correta de Ló? Ele deveria ter deixado Abraão escolher qual terra queria morar. Por que? Foi Abraão que o acolheu quando Ló não tinha ninguém, foi ele que o ajudou quando precisou, e mais... Ló usufruía das bênçãos de Abraão. Assim como sua família, amigos, parentes usufruem das bênçãos que Deus põe em sua vida. Um exemplo? Livramentos. Deus acaba tendo misericórdia daqueles que você ama (até porque Ele ama muito mais).
Assim como Deus teve misericórdia de Ló, quando destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra. Abraão intercedeu pela vida de seu sobrinho, e assim o Senhor livrou Ló e sua família de morrerem como os demais moradores destas cidades, com exceção da esposa de Ló que acabou virando estátua de sal por olhar pra trás.
Ló ficou encantado com a beleza das cidades que nem quis saber se os habitantes eram ou não pessoas tementes a Palavra de Deus. Muitas vezes olhamos para algo (ou alguém) só pela área externa, esquecemos que o homem pode ser cruel, maldoso, mentiroso e por aí vai.
As pessoas que mais sofrem isso são aqueles que têm uma condição financeira melhor. Nunca sabem se as pessoas se aproximam dela por que seu jeito agrada ou só pelo dinheiro.
Jesus foi o único homem que via o coração das pessoas e eles a amava incondicionalmente. O maior exemplo foi quando Jesus curou o homem leproso (Mar 1:40-42). Aquele homem não precisava ser curado só fisicamente. Ninguém amava aquele homem porque só enxergavam sua doença. Jesus o tocou (coisa que ninguém jamais fez) e o amou, assim como todos nós.
Baseado nessa história segue uma dinâmica para célula, sobre aparência.
Recorte a tabela abaixo entre o nome e a descrição
SUZANE Louise von Richthofen assassinou seus pais, Marísia e Manfred, em outubro de 2002. Tinha 19 anos na época
ALEXANDRE Nardoni matou a filha Isabella Nardoni em 28 de março de 2008
GUILHERME de Pádua matou Daniela Perez em 1993
FRANCISCO de Assis Pereira – o maníaco do parque, fez 7 vítimas entre 1997 a 1998
EZEQUIEL Calado, 19 anos, membro do grupo gótigo Dark, matou cruelmente a jovem Cíntia Oliveira, 21 anos, encontrada morta no cemitério do Bengui, no dia 21 de junho, que segundo o laudo médico faleceu por asfixia mecânica e estrangulamento
VILMA Martins Costa, seqüestradora do menino Pedro em novembro de 2002 em Brasília e a menina Aparecida Fernanda, em Goiânia. Foi denunciada em Goiânia por seqüestro e cárcere privado contra criança e outros crimes
PENHA Maria da Penha Maia Fernandes, é uma biofarmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.
AGEU Profeta de Israel após o Exílio. Ageu ajudou a reconstruir o templo na época de Esdras. Ele escreveu o livro de Ageu e profetizou ao tempo de Zacarias
GANGA ZUMBA Liderou o quilombo mais importante no Brasil, o Quilombo dos Palmares, onde, na época, os negros fugiam das fazendas que eram escravizados
AMÓS Denunciou a situação de desigualdade social, ele aprofundava sua crítica, principalmente no que se referia à religião. Denuncia uma religião que é mera fachada para a injustiça e que acoberta um sistema injusto, já viciado pela raiz. Amós viu que só uma mudança radical de vida salvaria Israel (Am 5,4-6.14s) e temia que ela não viesse. Só havia um meio de afastar aquela cólera, que se anunciava próxima: "Odiai o mal e amai o bem, estabelecei o direito à porta; talvez Javé, Deus dos Exércitos, tenha compaixão do resto de José" (Am 5,15).
ELDADE Um dos 70 anciãos de Israel escolhidos por Moisés para ajudar a liderar a nação. (Números 11;26-30)
MATUSALÉM Filho de Enoque, e pai de Lameque; Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21)

Sorteie apenas os nomes primeiro (coloque uma numeração ao lado de cada nome e de cada descrição).
Cada participante vai abrir o seu nome e dizer se colocaria este nome no seu filho ou se gostaria de ter esse nome.
Depois que a pessoa lê o seu, dê o outro lado do papel e mande a abrir.
Quando todos acabarem de ler seus papéis explique que isso foi uma brincadeira para mostrar como nós julgamos as coisas pela aparência. Nomes bonitos (ou no mínimo normais) já fizeram muita coisa errada. Enquanto nomes estranhos, esquisitos, feios já se tornaram importantes pelo seu caráter.
Você ainda pode usar estes dois quebra gelos:
1. Um amigo seu não está cuidando da aparência. Você diz isso a ele?
2. Quando você era pequeno, o que você queria ser “quando crescer”?
Deus me abençoou com esta dinâmica ontem, achei bom repassar.
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja derramada em todos.

Vanessa Alcântara

0 comentários:

Deus fala contigo

Adicione aos Favoritos

OrkutTwitter FacebookYouTube

Pergunte pelo nosso Formspring

Barras 1 Barras 2 Barras 3 Barras 4 Barras 5 Barras 6 Barras 7 Barras 8

Recebas as atualizações por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Barras 9 Barras 10

Tradutor

Irmãos

Barras 11

Estudo Velho Testamento

Barras 12
Barras 14
Barras 13
Barras 15

DEBQ

Visitantes

Converse com a galera da IEQ

Localizador de IEQ's

Visita de onde?

free counters

Conheça a HIstória da IEQ no Pará

Tecnologia do Blogger.